Pesquisar
Close this search box.

Diário de aprendizagem WordPress PT2

Parte 2

Diário de aprendizagem WordPress

Continuando a série de post relacionado à aprendizagem do WordPress, porém dessa vez vamos aprender a instalar o XAMPP e o WordPress.

Baixando o XAMPP

Após buscarmos “XAMPP” no Google, podemos clicar no link “Download XAMPP” para acessarmos a página das opções de download do XAMPP, pois como comentei, ele é multiplataforma, disponível para MacOS, Linux e Windows.

Faremos o download da versão do PHP 8.2, que é a versão mais recente, lançada em novembro de 2022, porque nela teremos todos os pacotes de segurança instalados e bugs corrigidos. Então eu deixo o alerta para sempre instalarem a versão mais recente dos softwares e recursos que irão utilizar.

Clicaremos no botão azul escrito “Baixar (64 bit)” e daremos início ao processo de download iniciado. Se o download não for iniciado, podemos clicar no link “clique aqui”, na parte superior da página, para forçar a inicialização. No meu caso, não precisou.

Já temos o ambiente local para desenvolvimento para executarmos nosso site dentro da nossa máquina antes de colocarmos no ambiente final, que é o ambiente de produção. Agora precisamos do WordPress.

Diário de aprendizagem WordPress Parte 2

Baixando o WordPress

Abriremos uma nova aba no navegador e pesquisaremos “download WordPress”. Em seguida, clicaremos no link “Baixar | WordPress.org Brasil”. Assim, abrimos a página de download do WordPress como recurso, para utilizarmos em outros locais.

Rolando a página para baixo, temos o botão “Baixar o WordPress 6.2”. Novamente, sempre façam o download da versão mais recente. Durante a gravação desse curso, a versão mais recente era a 6.2, mas se tiver uma versão superior quando forem fazer o curso, optem pela versão mais recente pelos motivos que já comentei, como correção de bugs e falhas de segurança.

Após os downloads serem concluídos, enfim temos os dois elementos principais para criarmos o site.

  • WordPress: ferramenta que utilizaremos para criar o site, incluindo páginas, upload de imagens, separação de posts e categorias;
  • XAMPP: ambiente em que esse site será executado, emulando o ambiente de produção, mas na nossa máquina.

Agora podemos partir para a instalação de cada uma dessas ferramentas. Vamos lá?

Você pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.