Diário de aprendizagem WordPress pt3

Pronto para aprender um pouco mais?

Nesse diário de apendizagem wordpress pt3, iremos aprender a instalar as duas ferramentas baixadas anteriormente, o XAMPP e o WordPress.

Instalando o XAMPP

Feito o download dos recursos, iniciaremos a instalação deles.

Diário de aprendizagem WordPress

Etapas da instalação

Nesse diário de aprendizagem wordpress, o primeiro que vamos instalar é o XAMPP, que é o ambiente de execução. Para isso, então abriremos a pasta em que fizemos o download e clicaremos no executável. O Windows vai pedir aqui permissão para executar o instalador e ele vai iniciar, portanto fazendo isso, aparece uma janela no centro da tela escrito “Welcome to XAMPP!” (Boas-vindas ao XAMPP!).

Apareceu uma janela com um aviso, informando que alguns recursos do sistema estão restritos para o XAMPP, mas podemos continuar a instalação sem problemas clicando no botão “OK”, no canto inferior direito da janela.

A janela “Setup”, de configuração do XAMPP, é aberta no centro da tela e a primeira mensagem é a de boas-vindas. Clicamos no botão “Next” (Próximo), no canto inferior da janela para iniciarmos a configuração.

A janela atualiza para etapa “Select Components” (Selecione os componentes), onde temos os componentes do XAMPP. Como eu disse, o XAMPP é um pacote de recursos, então podemos selecionar os recursos que queremos ou instalar todos os recursos padrões que ele tem. No nosso caso, manteremos a instalação de todos os recursos, bastando clicar novamente em “Next”.

Diário de aprendizagem WordPress

A janela atualiza para seção “Installation folder” (Pasta de instalação). No campo “Select folder” (Selecione a pasta), ele já cria uma pasta chamada XAMPP no disco C, que é o local de instalação padrão. Manteremos essa pasta, então clicaremos no botão “Next“.

A próxima seção é a “Language” (Idioma). Ele só dá duas opções de idioma: inglês ou o alemão. No nosso é muito melhor seguirmos com o inglês, então clicaremos novamente no botão “Next“.

Em seguida temos a seção “Ready to Install“, com uma mensagem avisando que a instalação está pronta. Clicando no botão “Next“, no lado inferior direito da janela, iniciamos a instalação do XAMPP no computador. Quando a instalação terminar, retornamos.

Aviso: Durante a instalação pode aparecer uma janela do Windows falando do firewall. Se acontecer, basta clicar no botão “Permitir acesso”, no canto inferior direito da janela. Dessa forma, o firewall do Windows não bloqueia os módulos do XAMPP e a instalação acontece corretamente.

Diário de aprendizagem WordPress

Ativando os módulos no XAMPP

Após a instalação ser finalizada, aparece uma janela com uma mensagem informando que o setup foi concluído. Nessa janela tem uma caixa de seleção selecionada perguntando se queremos iniciar o Painel de Controle ao final da instalação. Manteremos ela marcada.

Clicaremos no botão “Finish“, no lado inferior direito da janela. Fazendo isso, ele abre o Painel de Controle do XAMPP. Aqui a janela apareceu no canto superior esquerdo da tela, então vou trazê-la para o centro.

Como eu expliquei, o XAMPP é um pacote com vários módulos. No Painel de Controle encontramos um tipo de tabela com os módulos que podemos administrar ou iniciar. Nesse curso, os mais importantes são o Apache e o MySQL. O Apache é o servidor onde as páginas do nosso site serão executadas e o MySQL é o banco de dados.

Na coluna “Actions” (Ações) do painel, temos várias colunas de botões, um para cada módulo. A primeira coluna é de botões “Start” (Iniciar). Clicaremos no “Start” correspondente ao Apache, que é o primeiro, e depois no correspondente ao MySQL, que é o segundo.

Feito isso, se o nome dos módulos ficarem dentro de um retângulo verde, significa que o serviço foi iniciado com sucesso. Além disso, o botão em “Actions” mudará de “Start” para “Stop” (Parar).

Diário de aprendizagem WordPress

Para administrar esse serviço, podemos clicar nos botões “Admin”, que ficam na segunda coluna de botões da “Actions“, ao lado direito dos botões “Stop“. Clicando no botão “Admin” do Apache, ele abre a página http://localhost/dashboard do Apache. Essa é uma forma de validarmos se o Apache está executando, então, se aparecer essa página, está tudo certo.

Voltando para o painel de controle, se clicarmos no botão de “Admin” do MySQL, a página phpMyAdmin abrirá no navegador, com o link http://localhost/phpmyadmin. O phpMyAdmin é gerenciador de dados da nossa aplicação.

Portanto, no Apache temos a confirmação de execução do servidor de páginas, onde as nossas páginas serão executadas e entregues para o cliente que estiver visitando o nosso site. A página do phpMyAdmin é a confirmação do administrador do banco de dados, que utilizaremos para fazer a instalação e criação do banco de dados do nosso site.

Com isso, instalamos o XAMPP e estamos utilizando os módulos necessários para executarmos o nosso site. Falta apenas o WordPress.

Vamos lá!

Você pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.